<96-01-04-CS><gilda-1> cartas de socorro

TRATAR O FÍGADO

PARA MELHORAR DA ANEMIA

Lisboa, 4/1/1996 - 1 - O ferro existe em quase todos os alimentos, nomeadamente legumes e folhas verdes, pelo que é difícil dizer os alimentos que têm (mais) ferro.

A questão, relativamente à Andreia, é de saber o que impede o organismo de assimilar o ferro que a alimentação normal em princípio leva. E, de momento, a causa está clara: a crise no fígado é a principal causa que impede a assimilação do ferro. Para melhorar da anemia , terá portanto e fundamentalmente que tratar o fígado, no seguimento dos tratamentos que já fez, por causa da hepatite.

Poderá aconselhar-se uma ou outra substância com ferro mas o principal é mesmo melhorar o fígado: aliás, a alergia de que a menina sofre era o sinal já antigo de que o fígado precisava de ser tratado.

2 - A carência de ferro é a que a medicina consegue detectar mas, regra geral, ela ( a anemia) serve apenas para avisar de que há uma carência mineral generalizada e que não diz apenas respeito ao Ferro mas a outros elementos e oligoelementos minerais .

Trata-se, pois, não de administrar Ferro apenas, isoladamente, mas conjuntos alimentares remineralizantes, de que se apontam 3 principais para uso diário:

a) Caldo dos Vegetais Doces ( Cebola + Abóbora + Couve Branca + Cenoura ) diariamente e durante algum tempo

b) Algas em abundância

c) Legumes e folhas verdes em abundância

Dos alimentos, os mais importantes para uma recuperação rápida da célula hepática são:

a) Alimentos com enxofre: rábano, rabanete e nabo

b) Salsa

c) Couve-Flor

d) Beterraba

e) Gengibre (ralado evidentemente).

f) Espinafres (c/ Ferro)

Como também deve haver carência vitamínica , recordem-se 3 outras coisas que todos os dias , alternadamente, devem entrar na alimentação:

a) Levedura de Cerveja

b) Lecitina de Soja

c) Germinados de Soja e/ou de Trigo (Acabam de chegar ao Celeiro , maravilhosos germinados de trigo, que só têm de ser comidos com cuidado (muito mastigados) porque engasgam ...)

Frutas, recorde-se a principal em todas as circunstâncias:

a) Maçã Reineta

As leguminosas secas estão um pouco mal vistas mas são um bom alimento vitamínico , desde que comidas moderadamente, por ordem de qualidade :

a) Favas

b) Lentilhas

c) Soja

d) Ervilhas

Das oleaginosas, destacam-se:

a) Amêndoas

b) Nozes

c) Avelãs

3 - Como em Portugal, ao contrário do que acontece em Espanha, a Alcachofra não é conhecida como alimento diário, há que a procurar em ampolas bebíveis .

Já agora e falando ainda do Fígado, o «Rábano Negro» , que também só existe em França, pode lembrar-se como outro alimento-medicamento do fígado e reconstituinte da célula hepática.

Recapitulando o tratamento do enxofre :

a) Radis Noir (Rábano Negro), em ampolas bebíveis no mercado

b) Alcachofra (em extractos vários no mercado, escolher o melhor...)

c) Os muito nossos rábano, rabanete e nabo são reis no tratamento (recuperação) do fígado, sendo aconselhável a forma de ralados.

A médica disse que a hepatite é devida a ...saladas mal lavadas.

Podem dizer à médica que isso é uma burrisse.

Para saber verdadeiramente o que originou a hepatite , teria que se indagar a causa determinante , de que gorduras terá abusado a menina na altura da crise ou habitualmente.

Qual destas coisas ela gosta mais e de qual abusa mais:

a) Manteiga

b) Queijo

c) Natas

d) Margarinas.

Qualquer delas é susceptível, por excesso, de causar uma inflamação no órgão hepático, já de si frágil, como a alergia indica.

Na dúvida de qual terá sido a gordura determinante da ite, aconselha-se a retirar essas gorduras ou a diminuí-las ao mínimo dos mínimos, escolhendo as melhores fontes de gordura (mas a comer também moderadamente, 5 por dia no máximo):

a) Amêndoas

ou

b) Avelãs

ou

c) Caju

ou

d) Amendoim

ou

e) Azeitonas pretas

Atenção: as «manteigas» destas oleaginosas, à venda nos mercados dietéticos, podem ter, por abuso, resultados tão desastrosos como as anteriores gorduras indicadas.

Mas tudo, mesmo o que é bom e aconselhável, em moderação. O pior inimigo do fígado é o excesso, qualquer excesso, até de sabores: muito salgado, muito doce, muito ácido, muito picante, muito amargo, flagelam o fígado.

É o que a medicina quer dizer quando receita «repouso». Repouso, sim, mas principalmente do órgão fígado, que tanto maltratamos.

Nem vale a pena recordar (pois toda a gente sabe )o que é veneno para o fígado/vesícula:

a) Fritos

b) Queijos salgados e gordurosos

c) Bebidas alcoólicas

d) Café

e) Chocolate (Veneno para o fígado)

Falando de produtos específicos (c/ ferro) , a intolerância às gorduras criada pela crise hepática torna muito delicado qualquer bom produto que se pudesse indicar com base em boas gorduras , como é o caso da lecitina de soja.

Se ela tolerar a lecitina , deveria tomar, moderada e regularmente, esse complemento de Vitaminas A, D, E, F e K, nomeadamente a liposolúvel E que tanta falta faz.

Mas a Lecitina, desde que tolerada, também é boa para a anemia propriamente dita, lembrem-se as vitaminas do complexo B : B 1, B6 e B12 (ácido fólico) .

4 - Se quiserem usar a oligoterapia , indica-se, em frascos separados, 3 especificamente para a anemia:

a) Ferro

b) Cobalto

c) Cobre

Mas o meu conselho é que não localizem no sintoma anemia toda a atenção: há um problema muito mais global, no qual se insere a anemia e é o problema global que deve ser globalmente encarado.

De qualquer modo, sempre se diga, que a assimilação do ferro implica , principalmente, a presença de :

a) Cálcio

b) Cobre

Pensar dar apenas um produto com ferro, dos muitos existentes no mercado, é que totalmente desaconselho: o ferro, isolado, tal como o magnésio, não só não é assimilado como se deposita perigosamente nos rins.

Não, nunca, jamais.

O que se diz neste papel para a menina Andreia, pode ser adoptado como indicação alimentar de toda a família . Ela foi, no conjunto familiar, apenas o elo mais fraco que cedeu, servindo de alerta às carências do regime que usam.

O microondas é extremamente prático, mas não deve usar-se exclusiva e sistematicamente. Deveria alternar com outras fontes de aquecimento, gás e mesmo electricidade, pois é suspeito de destruir muitos dos elementos dos alimentos, nomeadamente aqueles de que a menina acusa carências.

Queria lembrar que o tratamento do fígado e, portanto, da hepatite é problema para a vida inteira: é muito lento, a recuperação da célula hepática é a mais lenta de todas.

Daí a dificuldade em curar alergias.

Todas as fotocópias em anexo se referem ao que digo aqui e é para ir estudando, todos os dias, como se trata o fígado.

5 - É bom criar o hábito de tomar, regularmente:

a) Tisana de Boldo

Na farmácia, encontra-se à venda umas drageias que deve haver sempre em casa para ir tomando, nem que seja uma por dia:

a) Bilcinara, se chama esse composto fabricado pelos Laboratórios Vitória de Boldo + Alcachofra. A medicina ignora afinal o único medicamento para a hepatite que existe em farmácias...

Só falta dizer que para todo este tratamento resultar em pleno deverá ser feito no quadro de uma alimentação...macrobiótica.